quinta-feira, 15 de maio de 2014

Projeto Pensamento e Vida - Apresentação



A relevância e o significado da obra de Emmanuel estão ainda longe de serem compreendidos em sua totalidade.


Decerto existem diversos trabalhos de excelência no campo da interpretação e difusão do seu pensamento, contudo, trata-se de uma fonte tão rica e extensa, que o convite à leitura e ao estudo se renova incessantemente.


Variando de estilo e gênero, os escritos legados pelo grande mentor espiritual do nosso inesquecível Chico Xavier incluem desde mensagens até romances, passando por textos de teor filosófico-científico.


Pode-se dizer que este é o caso de “Pensamento e Vida”, um pequeno grande livro que nos apresenta conceitos de suma importância para a compreensão de alguns aspectos da dinâmica espiritual, os quais repercutem diretamente em nossa existência física.


Até pela própria natureza de seu conteúdo, este título em certos momentos traz uma leitura mais densa, demandando do leitor uma capacidade de abstração, por assim dizer, mais atenta.


Apesar disso, conforme esclarece o próprio Emmanuel, Pensamento e Vida constitui-se de “singela cartilha falada”, utilizada em escolas de regeneração no plano espiritual, adaptada às necessidades da Terra.


É também, portanto, um verdadeiro manual de ação.


Tendo já ouvido de diversos irmãos de doutrina espírita, que a complexidade de determinadas noções e raciocínios apresentados ao longo da obra constitui obstáculo à leitura, surgiu em mim o desejo de compreende-la melhor e, a partir disso, tentar compartilhar o certamente pálido entendimento que eu porventura obtenha acerca de algumas dessas ideias. Esse é o desafio a que me presto.

Sem qualquer ilusão de atingir o sentido definitivo das palavras do benfeitor, porto-me aqui como mero aluno, ávido por estudar uma dentre as muitas disciplinas lecionadas por um admirável mestre. Nada mais.


Escreverei um artigo para cada capítulo, de modo que a ideia seja fazer desta série algo como um estudo sistematizado, entre aspas, de Pensamento e Vida.


Caso o amigo leitor tenha algo a acrescentar, comentar, criticar ou sugerir, sinta-se à vontade. Esta empreitada deve ser vista como uma construção conjunta e ininterrupta, de maneira que os textos funcionem apenas como ponto de partida, jamais como linha de chegada.


Uma das primeiras lições que Emmanuel nos apresenta no livro encontra-se já no prefácio, ao afirmar que “o nosso pensamento cria a vida que procuramos, através do reflexo de nós mesmos, até que nos identifiquemos, um dia, no curso dos milênios, com a Sabedoria Infinita e o Amor Infinito, que constituem o Pensamento e a Vida do nosso Pai”.


É com esse espírito, de buscar o Amor e a Sabedoria do Pai, sempre sob a proteção do Cristo Jesus, que rogo à espiritualidade amiga ilumine e oriente não apenas a mim, mas a todos que de alguma forma percebam qualquer traço de utilidade neste singelo projeto.


Bruno Nóbrega de Sousa
Belo Horizonte
15 de Maio de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário